Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18218
Título: O negro no livro didático de História: uma análise da coleção Integrando Saberes
Autor(es): Brito, Viviane Dias
Palavras-chave: Livro didático de história
Cultura africana
Cultura afro-brasileira
Data do documento: 10-Dez-2018
Resumo: Na busca por novas perspectivas envolvendo a história do afrodescendente, este artigo apresenta um estudo que tem por objetivo analisar os conteúdos sobre o negro apresentados nos livros de História da coleção Integrando Saberes (2013) do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental. Especificamente, iremos identificar nas imagens sobre os negros aspectos positivos e negativos; verificar como os conteúdos abordados apresentam o negro; e avaliar se os livros estudados estão atendendo ao que determina a lei 10.639/2003. Esta lei tornou obrigatório o ensino da História e da Cultura Africana e Afro-brasileira em escolas da Educação Básica. Com isso, tornou-se substancial que os conteúdos do Livro Didático contemplem essa temática. Apesar disso, ainda surgem questionamentos se, de fato, este conteúdo vem sendo adequadamente trabalhado no Livro Didático e qual a sua contribuição para que a história do negro seja representada no contexto social. A metodologia utilizada nesta pesquisa é de natureza qualitativa do tipo documental e bibliográfica, tomando como referencial teórico Silva (2006), Fonseca (2003), Hall (2006), Sá (2010), Valério (2013), dentre outros. Estudamos os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de Pluralidade Cultural e as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-Raciais e o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Para análise dos dados, pautamo-nos na Análise de Conteúdo, a partir de Bauer (2013), tendo como categorias a identidade, a diversidade e a questão étnico-racial. Como resultado verificou-se que a coleção atende parcialmente os PCN, no sentido de que discute diversidade, porém não trata da questão afro-brasileira. Nas imagens dispostas no Livro Didático o negro é bem representado, aparecendo imagens positivas e negativas, no entanto, nos textos não se fala do negro, não contemplando, com isso, a lei 10.639/03. Assim, a proposta da coleção Integrando Saberes traz uma ideia renovadora sobre a questão do ensino de história, quando sugere trabalhar a partir de temáticas do cotidiano. Esta proposta está focada em uma educação voltada para a cidadania e o respeito à diversidade cultural, porém, como isso pode acontecer se não se discute a questão étnico-racial? Portanto, a formação do professor é essencial para conseguir trabalhar na superação destas lacunas presentes no Livro Didático.
Descrição: BRITO, V. D. O negro no livro didático de História: uma análise da coleção Integrando Saberes. 2018. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18218
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - VIVIANE DIAS BRITO.pdf496.9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.