Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18219
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Cavalcanti, Edyronia Wanderley | - |
dc.date.accessioned | 2019-02-22T16:58:07Z | - |
dc.date.available | 2019-02-22T16:58:07Z | - |
dc.date.issued | 2019-02-06 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.911 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18219 | - |
dc.description | CAVALCANTI, E. W. A música na vida de Gabmar Cavalcanti: a música como instrumento de inclusão social para a pessoa cega. 2019. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente artigo tem como tema a música na vida de Gabmar Cavalcanti, músico que ficou cego desde os três anos de idade, nascido e residente na cidade de Campina Grande, estado da Paraíba. O objetivo principal deste estudo é discutir a importância da música no processo de inclusão de uma pessoa cega. Assim, remetemos a uma discussão sobre a importância da música como instrumento de inclusão, em especial, de pessoa cega. Para tanto, a presente pesquisa teve um cunho qualitativo, realizada através de documentos, leitura de artigos, livros e registros fotográficos. Buscamos também materiais fornecidos pela família do referido músico e depoimentos de membros da família. Os resultados mostraram que, em se tratando de pessoas com necessidades especiais, a música é um facilitador da comunicação, seja qual for a deficiência. A música foi o meio pelo qual o músico Gabmar Cavalcanti conseguiu sua própria inclusão numa sociedade preconceituosa e que, frequentemente, subestimou o seu potencial. A pesquisa revelou ainda que a linguagem musical ajudou o músico desde pequeno a desenvolver mais rapidamente sua cognição. Assim, concluímos que a música proporciona um desenvolvimento completo do ser humano, e em relação à pessoa cega, ela ajuda a expressar sentimentos e o torna um ser mais crítico e autônomo, proporcionando assim, um processo mais rápido para sua inclusão na sociedade. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof. Dr. Eduardo Gomes Onofre | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Educação musical | pt_BR |
dc.subject | Deficiência visual | pt_BR |
dc.title | A música na vida de Gabmar Cavalcanti: a música como instrumento de inclusão social para a pessoa cega | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - EDYRONIA WANDERLEY CAVALCANTI.pdf | 731.93 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.