Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18227
Título: A Cada Dia a Gente Vai Testando...: as revelações de uma professora iniciante sobre seu agir docente
Autor(es): Frota, Monique Sousa Feitoza
Palavras-chave: Educação
Trabalho docente
Autoconfrontação Simples - ACS
Sala de aula
Data do documento: 26-Nov-2018
Resumo: O presente artigo tem como principal objetivo investigar o discurso de uma professora iniciante, acerca de suas reflexões sobre o trabalho docente, em uma sessão de autoconfrontação simples (ACS). Mais especificamente, pretendemos analisar os tipos de trabalhos (prescrito, realizado e real) diagnosticados na fala dessa colaboradora e o que eles revelam sobre sua prática; e identificar as modalizações predominantes, fundamentais para justificar sua postura profissional em sala de aula. Nesse contexto, nossa pesquisa encontra-se centrada na Linguística Aplicada, com foco no Interacionismo Sociodiscursivo – ISD (BRONCKART, 1999) e nas Ciências do Trabalho (CLOT, 2006; 2010), em especial no procedimento metodológico da autoconfrontação simples – ACS (CLOT, 2006; 2010). Para fundamentar nossa proposta, apoiar-nos-emos nas contribuições de Garcia (1999), Clot (2006; 2010), Bastos e Andrade (2011), Bronckart (1999) e Bronckart e Machado (2004). Em relação aos tipos de trabalho, destacamos que: no prescrito, a colaboradora autoprescreve suas ações, justificando sua atuação em sala de aula, prefigurando uma conduta diferente acerca do seu agir; no realizado, reflete acerca de um agir individual, caracterizando-o, muitas vezes, como coletivo; e, no real, retrata as ações que não consegue desenvolver, reportando-se aos principais impedimentos de sua atuação. Quanto às modalizações destacamos que elas contribuíram para o entendimento de sua prática e categorização de sua atividade, pois, ao longo da pesquisa percebemos que: a colaboradora apropria-se de um discurso muito voltado aos conhecimentos universitários, uma vez que está formada há poucos anos; e, justifica, muitas vezes, ao refletir sobre seu agir, suas reais intenções e ações.
Descrição: FROTA, M. S. F. A Cada Dia a Gente Vai Testando...: as revelações de uma professora iniciante sobre seu agir docente. 2018. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18227
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - MONIQUE SOUSA FEITOZA FROTA.pdf688.41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.