Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18229
Título: El Avión de la Bella Durmiente de Gabriel García Márquez como elemento promotor de interculturalidade em aulas de ELE
Autor(es): Cabral, Káthia Dayse Marques
Palavras-chave: Ensino de língua espanhola
Interculturalidade
Literatura
Leitor literário
Data do documento: 20-Nov-2018
Resumo: Sabendo que ensinar uma língua é também aproximar os alunos da cultura da língua alvo e dos desafios encontrados pelo professor de ensino médio para formar leitores literários, esta pesquisa promove o conto de Gabriel García Márquez, El avión de la bella durmiente, como uma obra que pode potencializar a competência intercultural dos aprendizes em aulas de língua espanhola. Para isso, em um primeiro momento, baseando-nos no Programme for International Student Assessment (PISA), é realizada uma reflexão sobre o nível de leitura dos estudantes brasileiros e a partir dos escritos de Cosson (2012), dissertamos sobre a formação de leitores literários. Em seguida, concordando com Santoro (2007), Brait (2010), Silva (2015) e Pinheiro-Mariz (2015), é iniciado um debate sobre a importância da literatura hispanoamericana em aulas de língua espanhola como um elemento promotor da interculturalidade. Por fim, esta pesquisa de cunho qualitativo, defende a não dissociação entre língua e literatura, a partir do conto mencionado anteriormente. Os resultados na aplicação em trabalhar literatura com uma perspectiva intercultural buscando formar leitores literários foram positivos, obtivemos uma troca de interesse dos alunos na participação da leitura do conto, e nos debates realizados para retirarmos duvidas de expressões desconhecidas no conto e sobre aspectos culturais encontrados. Acredita-se que é possível trabalhar literatura nas aulas de língua espanhola como elemento promotor de interculturalidade através de contos ou outros gêneros literários.
Descrição: CABRAL, K. D. M. El Avión de la Bella Durmiente de Gabriel García Márquez como elemento promotor de interculturalidade em aulas de ELE. 2018. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Espanhola) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18229
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - KÁTHIA DAYSE MARQUES CABRAL.pdf2.65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.