Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18241
Título: A delação premiada e sua importância no processo de efetivação: uma análise crítica no contexto ao combate às organizações criminosas no setor público
Autor(es): Luz, José Fabiano Nascimento da
Palavras-chave: Delação premiada
Organizações criminosas
Investigação criminal
Prova - Direito
Data do documento: 2018
Resumo: A delação premiada é escopo de grandes discussões na sociedade devido a sua eficácia como meio de obtenção de prova no combate às organizações criminosas, principalmente com base nas disposições da Lei n° 12.850/2013. O presente trabalho tem por desafio demonstrar a sua importância no processo de sua efetivação. Dando enfoque, portanto, nas alternativas que auxiliam nesse processo jurisprudencial. Visto que, é percebível o crescente aumento dos crimes cometidos por essas organizações e a dificuldade de o Estado fazer apurações e punir os seus membros, precipuamente os que ensejam a hierarquia superior. Para isso, utilizou- se a metodologia de pesquisa bibliográfica, através de doutrinas, jurisprudências, artigos, teses, dissertações e legislações específicas pautadas no tema proposto. É neste contexto que se percebe como tem sido o trabalho desse novo instituto que é novo no ordenamento jurídico brasileiro posto à prova os desafios. Promover discussões para além da crítica permite-se averiguar como ocorre o trabalho, a adesão e críticas acerca de sua aplicação ao caso concreto. Nesta perspectiva, buscou-se a definição de organizações criminosas, suas premissas, imprescindível característica, suas relevâncias para a sociedade. Observou-se também o desempenho do Instituto da Colaboração Premiada, não deixando, portanto, de versar o ponto de vista crítico doutrinário, que o reputa como “Extorsão Premiada”. Recorre também, sobre o andamento e contexto da delação premiada na atual lei de Organizações Criminosas e a lei 9.807/99, que inspeciona proteção aos réus colaboradores e sua eficácia para obtenção de prova.
Descrição: LUZ, J. F. N. da. A delação premiada e sua importância no processo de efetivação: uma análise crítica no contexto ao combate às organizações criminosas no setor público. 2019. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18241
Aparece nas coleções:42 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Fabiano Nascimento da Luz.pdfPDF - José Fabiano Nascimento da Luz4.24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.