Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18242
Título: Alterações geomorfológicas no Morro do Cruzeiro, cidade de Alagoa Grande-PB
Autor(es): Lavorato, Silvana Ferreira
Palavras-chave: Movimento de massas
Encostas
Ocupação humana
Data do documento: 2018
Resumo: O artigo tem a finalidade de analisar as alterações sofridas pelas atividades no relevo do Morro do Cruzeiro, município de Alagoa Grande- PB. Levantamentos de dados através de pesquisas em artigos científicos, livros, materiais digitais, pesquisas de campo, possibilitou uma descrição de como as alterações no Morro do Cruzeiro influencia nos impactos socioambientais na localidade, considerando os aspectos exógenos e confrontando com construções feitas nas encostas em pontos com declividade e estabilidade transitória, onde identifica-se pontos essenciais para disponibilizar dados que comprovam, que o homem faz parte das alterações causadas na paisagem, em especial ao Morro do Cruzeiro. A fim de possibilitar uma análise de como essas alterações causam tanto transtornos ao ambiente, o que admite se por ser uma área bastante modificada, pelas intervenções humanas, o melhor e conter essas alterações de forma controlada, a começar pelas construções irregulares, dando atenção para entender como a retirada de materiais e transporte de outros interferem nos aspectos físicos e naturais, acelerando os processos erosivos provocados pela ação constante do homem provocando, assim, desestabilização das vertentes e a ocorrência de movimentos de massa.
Descrição: LAVORATO, S. F. Alterações geomorfológicas no Morro do Cruzeiro, cidade de Alagoa Grande-PB. 2019. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18242
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Silvana Ferreira Lavorato.pdfPDF - Silvana Ferreira Lavorato2.88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.