Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18245
Título: Mulher e demônio: misoginia nas narrativas exemplares medievais do Orto do Esposo
Autor(es): Oliveira, Mônica Farias de Vasconcelos
Palavras-chave: Análise literária
Mulher
Representação
Demonização
Data do documento: 4-Dez-2018
Resumo: Este trabalho tem como objetivo a análise da representação da mulher nas narrativas exemplares do Orto do Esposo, como parte de um construto ideológico medieval, que associa o demônio ao feminino. Tal processo de demonização da mulher possui um vínculo inequívoco com a primeira delas, a Eva, culpada pelo castigo imposto à humanidade. A análise perpassa, portanto, a exegese bíblica, a partir do Gênesis, incluído textos apócrifos sobre Lilith, seguindo os pressupostos de KOLTUV (1986). Aborda as discussões acerca do papel da mulher como procriadora, entendido como sua função social primordial, condicionando assim a existência da mulher unicamente ao processo de reprodução da espécie e ao trabalho doméstico, delimitando, portanto, os papéis de gênero. Busca ainda analisar a retórica de convencimento e doutrinação contida no texto, a fim de persuadir o leitor e validar os argumentos do narrador. Como suporte teórico, utilizou-se as ideias dos seguintes autores: Carlo Ginzburg (1987), Agostinho de Hipona (2017), Selene Ribeiro Kepler (1994), Bárbara Black Koltuv (1986).
Descrição: OLIVEIRA, M. F. de V. Mulher e demônio: misoginia nas narrativas exemplares medievais do Orto do Esposo. 2018. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18245
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - MÔNICA FARIAS DE VASCONCELOS OLIVEIRA.pdf535.29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.