Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18246
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Simone Araújo | - |
dc.date.accessioned | 2019-02-22T18:57:01Z | - |
dc.date.available | 2019-02-22T18:57:01Z | - |
dc.date.issued | 2018-11-28 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18246 | - |
dc.description | SILVA, S. A. Letramento digital e ensino de língua portuguesa: a importância da formação digital dos educadores para uma prática pedagógica mais dinâmica e eficiente. 2018. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Considerando o atual cenário da sociedade no que concerne aos avanços tecnológicos que estão surgindo, e em especial, como isso reflete no ensino de português, este estudo tem o intuito de responder a seguinte questão: de que maneira o domínio do letramento digital pelos educadores pode contribuir para a melhoria da prática pedagógica de Língua Portuguesa? Para isso, tem como objetivo geral discutir a relevância dos docentes desenvolverem seu letramento digital forma de melhorar a qualidade do ensino. E, como objetivos específicos: compreender os conceitos de alfabetização e letramento, chegando ao letramento digital e atentando para sua relação com a educação básica; discutir sobre maneiras viáveis para os professores aprimorarem suas habilidades quanto ao letramento digital; e por fim, identificar algumas das atividades presentes em livros didáticos para a utilização dos novos recursos tecnológicos e da internet no ensino de língua portuguesa. O método de pesquisa adotado é bibliográfico, mediante o qual, a partir das diversas teorias estudadas, como Soares (2009), Kenski (2003), Coscarelli e Ribeiro (2011), Arcoverde (2007), entre outras, torna-se possível evidenciar a importância que as ferramentas digitais adquirem atualmente para a educação de maneira geral, e principalmente para a que se volta para o desenvolvimento das competências comunicativas dos alunos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof. Dr. José Domingos | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de língua portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias de informação e comunicação | pt_BR |
dc.subject | Letramento digital | pt_BR |
dc.title | Letramento digital e ensino de língua portuguesa: a importância da formação digital dos educadores para uma prática pedagógica mais dinâmica e eficiente | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 23 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - SIMONE ARAÚJO SILVA.pdf | 3.5 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.