Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18253
Título: Avaliação da aprendizagem escolar: uma interpretação sobre a concepção e a prática das docentes da Escola Municipal Governador Antônio Mariz
Autor(es): Pontes, Joanilson Gonçalves de
Palavras-chave: Avaliação da aprendizagem
Docentes
Dona Inês/PB
Data do documento: 2018
Resumo: O objetivo deste artigo foi analisar a concepção de avaliação da aprendizagem através do olhar de duas docentes que exercem à docência em turmas de 2º ano do ensino fundamental na Escola Municipal Governador Antônio Mariz, localizada no município de Dona Inês, Paraíba. A análise foi realizada a partir de um levantamento bibliográfico, com leitura e fichamento do material. Em seguida, foi realizada a aplicação de duas entrevistas, abordando questões a respeito da avaliação – e de aspectos a ela atrelados, no cotidiano escolar. As professoras A e B, no tocante o planejamento e a avaliação, possuem as suas práticas docentes similares, havendo poucas diferenças notáveis entre as mesmas, principalmente relacionadas a aplicação dos conteúdos em sala de aula. Ambas estão sempre participando de cursos de formação continuada para uma melhor qualidade de ensino dos/as alunos/as desta referida instituição de ensino. Notou-se em sala de aula, a partir da observação realizada, alguns instrumentos avaliativos diferentes da Professora B, como por exemplo: a escrita, a produção textual e a maneira com que o/a aluno/a se comporta, onde ficou notória a participação, a interação e o dinamismo dos/as mesmos/as nas atividades propostas pela docente.
Descrição: PONTES, J. G. de. Avaliação da aprendizagem escolar: uma interpretação sobre a concepção e a prática das docentes da Escola Municipal Governador Antônio Mariz. 2018. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18253
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Joanilson Gonçalves de Pontes.pdfPDF - Joanilson Gonçalves de Pontes4.23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.