Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18256
Título: Interferências da ocupação e uso dos recursos ambientais nos processos morfodinâmicos no município de Serra de São Bento/RN
Autor(es): Pereira, Edmilson Barbosa
Palavras-chave: Serra de São Bento/RN
Morfodinâmica
Socioeconômico
Recursos ambientais
Data do documento: 2018
Resumo: A pesquisa ocorreu no município de Serra de São Bento – RN, que faz parte da Região Geográfica Intermediária de Natal e da Região Geográfica Imediata de Santo Antônio - Passa e Fica - Nova Cruz (IBGE, 2017). O objetivo geral foi analisar as formas de relevo do município de Serra de São Bento/RN a partir das modificações oriundas das atividades humanas em suas dinâmicas socioeconômicas, suas causas e consequências no ambiente. Por se tratar de uma área serrana existem pontos onde o relevo é bastante inclinado e qualquer alteração nesse ambiente pode acelerar os processos erosivos. A ocupação da Serra de São Bento/RN é anterior ao século XIX e está ligada à pecuária, por que criadores de animais perceberam que a vegetação, na serra, ficava verde por mais tempo com as terras férteis e vastas pastagens para o gado Cascudo (1934). No entanto, essa ocupação e exploração por muitas vezes acontecem de formas irregulares, sem que haja um planejamento ou alguma política pública que vise à preservação do ambiente. O desdobramento são os problemas referentes à erosão, assoreamento, desertificação entre outros. Para tanto, traçamos objetivos específicos como: a) investigar a morfodinâmica do município para evidenciar as consequências do uso e ocupação do relevo por atividades humanas; b) Fazer um recorte topográfico do município para identificar as formas e a dinâmica do relevo; c) Elaborar a caracterização geográfica do município; d) apresentar uma base cartográfica, com a identificação das possíveis alterações do relevo local. Autores como: Guerra e Guerra (1997); Ab’Sáber (1970); Ross (1992), foram os principais fundamentos teóricos do estudo, considerando suas argumentações e conceitos centrais. Desta forma, a análise evidenciou os fenômenos vinculados às feições do relevo, através de observações e pesquisas de campo, sendo que, logo após a coleta das informações, foi possível elaborar deduções e previsões sobre a temática. Com o estudo ficou evidenciado que os impactos ambientais e as transformações do relevo são notados em especial quando nos voltamos para as ações socioeconômicas e naturais.
Descrição: PEREIRA, E. B. Interferências da ocupação e uso dos recursos ambientais nos processos morfodinâmicos no município de Serra de São Bento/RN. 2018. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18256
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Edmilson Barbosa Pereira.pdfPDF - Edmilson Barbosa Pereira7.21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.