Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18265
Título: A transnacionalização do crime organizado
Autor(es): Lucena, Letícia Freitas de
Palavras-chave: Crime organizado
Transnacionalização
Tráfico internacional de drogas
Data do documento: 27-Nov-2018
Resumo: Este artigo aborda o crime organizado a partir do fenômeno da transnacionalização. Por meio da ocorrência cotidiana, verificou-se a necessidade de compreender de que maneira o comércio internacional tem sido usado como meio para práticas de atos ilícitos e de que maneira grupos criminosos usam de vias oficiais para suas operações. É movimentada uma grande quantidade de capital, o que leva a prejudicar o cenário internacional político e econômico, o que acaba embaraçando possíveis relações que poderiam levar benefícios aos atores em caso de mais disponibilidade de recursos. Também fragiliza a soberania do Estado e debilita o sistema internacional. A partir de análise de casos, é possível verificar o crime organizado por meio da ótica empresarial, no qual pode-se identificar semelhanças entre grupos criminosos e empresas lícitas, bem como o modus operandi dos mesmos. É abordado também de que maneira o comércio internacional vem sendo utilizado como meio para práticas ilícitas, sendo as mais comuns o tráfico de drogas, evasão de divisas, descaminho e formação de organização criminosa, bem como a corrupção.
Descrição: LUCENA, L. F. de. A transnacionalização do crime organizado. 2018. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2018. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18265
Aparece nas coleções:52 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Letícia Freitas de Lucena.pdfLetícia Freitas de Lucena11.91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.