Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18289
Título: | Cinema nacional e educação histórica: as representações sobre sociedade, economia e política na década de 20 entre os estudantes da Educação de Jovens e Adultos |
Autor(es): | Lacerda, Maria Tamires Ramos |
Palavras-chave: | Educação de jovens e adultos - EJA Representação social Mulher - História Consciência histórica |
Data do documento: | 10-Dez-2018 |
Resumo: | O uso de narrativas fílmicas históricas está ganhando visibilidade e vem se tornando essencial para a análise histórica.Seu uso tem se estendido e promovido uma nova significação para o filme, como um suporte para que se compreenda a sociedade atual e o longo processo para ser vista e configurada na forma como temos hoje. Nesse contexto, as representações sociais construídas, vão se reconfigurando e promovendo uma percepção que vai se moldando, mesmo que comportando traços do passado. A fim de observar essa questão, procuramos compreender como os jovens da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Ensino Fundamental da Educação Básica, da Escola Estadual Elídio Sobreira, localizada no Município de São Sebastião de Lagoa de Roça – PB, identificam e analisam as representações e significados mediados pelo filme “Gabriela, Cravo e Canela” sobre a sociedade, a economia e apolítica na década de 20 do século XX. Os objetivos específicos da pesquisa foram: investigar as representações e significados mobilizados sobre as relações de poder estabelecidas; conhecer como identificam a verdade na História a partir da comparação que estabelecem entre as narrativas historiográficas e fílmicas sobre sociedade, economia e política; e, analisar como o conhecimento sobre a temática oportunizado pelas narrativas dos professores de Históriae dos filmes históricos organizam sua consciência histórica em termos da relação que estabelecem entre passado, presente e futuro. A metodologia utilizada foi de base qualitativa, com entrevista em grupo focal composto por seis (6) alunos. Como aporte teórico, utilizamos o conceito de história e consciência histórica em Rüsen (2010) e Cerri (2011);o conceito de representação, em Chartier (1991); história e cinema em Gardes (2011); o cinema como fonte histórica, em Lagny (2009); o cinema como História, de acordo com Morettin (2011); o cinema como representação histórica, em Rosenstone (2010); cinema na escola em Duarte (2002); mulheres do sertão nordestino, em Falei (2004); as mulheres na historiografia brasileira, de acordo com Rago (1995). A análise dos resultados da pesquisa apontaram para um contexto social com visões estereotipadas da figura feminina. Dentre elas, o preconceito que marginaliza a mulher socialmente, apesar dos avanços obtidos ao longo do tempo. As conclusões obtidas apontaram que os jovens percebem a narrativa fílmica como verídica, estabelecendo uma relação com a realidade vivenciada, percebendo os traços do passado no presente e consequentemente, no futuro, pelo fato de apontarem a tradição como uma forma de transpassar essa cultura entre as gerações. |
Descrição: | LACERDA, M. T. R. Cinema nacional e educação histórica: as representações sobre sociedade, economia e política na década de 20 entre os estudantes da Educação de Jovens e Adultos. 2018. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18289 |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - MARIA TAMIRES RAMOS LACERDA.pdf | 923.75 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.