Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18299
Título: Rompendo as fronteiras de gênero: uma leitura do protagonismo feminino na animação fílmica Moana: um mar de aventuras
Autor(es): Rodrigues, Flaine Kelly Feitoza
Palavras-chave: Moana: um mar de aventuras (Filme)
Mulher e Submissão
Data do documento: 14-Dez-2018
Resumo: Não é de hoje que a Disney encanta com seus filmes de princesas e príncipes. Em consequência dessa repercussão, há anos são desenvolvidas pesquisas sobre as representações femininas que esses filmes trazem, sendo que a grande maioria apresenta traços que inferiorizam a mulher. Pensando nesse aspecto, nos propusemos nesse trabalho analisar a representação feminina da protagonista no filme Moana: um mar de aventuras (2017) buscando mostrar como a ideia de princesa frágil e submissa, comum nos contos de fadas e em algumas adaptações da Disney, aparece ressignificada no filme citado através da personagem principal: guerreira, inteligente e destemida, adjetivos esses, que contemplam a imagem da mulher contemporânea. Nosso intuito maior é observar quais características, atitudes e ações a personagem traz em contraposição às princesas clássicas e como podemos pensar isso a partir da questão de gênero. Para tal, nos baseamos nos estudos de D’Incão (2015), Breder (2013) e Scott (1995), para falarmos um pouco a respeito da mulher na sociedade, aspectos de submissão, lutas e conquistas feministas e de como isso refletiu nas princesas. No que se refere à ressignificação do papel de princesa na contemporaneidade tomamos como aporte teórico as considerações de Fernandes (2015) e Aguiar (2015). Dessa forma nos deteremos a analisar as inovações que Moana traz no filme, referente à sua beleza, comportamento e inovação do aspecto romântico. Nesse sentido, Moana vai mostrar uma versão atualizada da mulher nessa representação, sendo ela forte, decidida, guerreira e dona do seu destino, mostrando-nos uma igualdade de gênero.
Descrição: RODRIGUES, F. K. F. Rompendo as fronteiras de gênero: uma leitura do protagonismo feminino na animação fílmica Moana: um mar de aventuras. 2018. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18299
Aparece nas coleções:74 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Flaine Kelly Feitoza Rodrigues.pdfPDF - Flaine Kelly Feitoza Rodrigues945.65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.