Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18317
Título: Iniciação à docência na Licenciatura em Matemática do CCHE-UEPB: um perfil dos egressos
Autor(es): Farias, Amanda Bezerra de
Palavras-chave: Formação de professores de Matemática
Ensino da matemática
PIBID (Campus VI)
Iniciação à docência
Data do documento: 13-Dez-2018
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso teve como objetivo central analisar o perfil dos ex-bolsistas do PIBID Matemática do Centro de Ciências Humanas e Exatas na Universidade Estadual da Paraíba. O Programa de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID fomentado pela Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior (CAPES) em parceria com a UEPB funciona no Campus VI na Licenciatura em Matemática desde 2012. Nossa pesquisa tentou responder como aqueles que já obtiveram a graduação percebem o PIBID Matemática e seu papel na formação, bem como construir um perfil de quantos desses atuam como professores, já que um dos objetivos primordiais do programa é incentivar a docência. Em pesquisa recente Silva (2017) demonstrou que desde a implantação do PIBID Matemática houve um aumento quantitativo e qualitativo na produção bibliográfica dos estudantes da licenciatura em Matemática. Esses avanços, segundo o autor, estavam diretamente relacionados com a atuação do PIBID. Diante de contribuições como essa nos questionamos: quem são os ex-bolsistas do PIBID Matemática? Onde os ex-bolsistas estão? O que eles estão fazendo? Estão atuando como Professores? Sintetizamos essas questões na seguinte questão norteadora: qual o perfil profissional dos egressos do Curso de Licenciatura em Matemática que foram bolsistas do PIBID Matemática e como estes percebem o papel do programa na sua formação? Para fundamentação da pesquisa utilizamos referenciais ligados a formação docente como Shulman (1986), Cavalcante (2013) e Pimenta e Lima (2009). A pesquisa seguiu um viés qualitativo conforme Fiorentini e Lorenzato (2006), se aproximando da pesquisa exploratória. Através de formulário eletrônico coletamos informações sobre os egressos e traçamos um perfil que analisamos. Os resultados indicam que a maior parte dos ex-bolsistas reside na Paraíba. Observamos que apenas pouco mais de um ¼ estão lecionando. Por outro lado, aqueles que estão lecionando percebem a importância do PIBID na sua formação e na sua prática no cotidiano da sala de aula.
Descrição: FARIAS, A. B. Iniciação à docência na Licenciatura em Matemática do CCHE-UEPB: um perfil dos egressos. 2018. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18317
Aparece nas coleções:71 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Amanda Bezerra de Farias.pdfPDF - Amanda Bezerra de Farias1.1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.