Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18344
Título: Eficiência de gluconacetobacter diazotrophicus no aumento de osmoprotetores em arroz vermelho sob deficiência hídrica.
Autor(es): Silva, Emerson Lucio Gomes
Palavras-chave: Bactéria endofítica diazotrofica
Oryza sativa L
Seca
Data do documento: 14-Out-2016
Resumo: Apesar de ser praticamente desconhecido da maioria da população brasileira, o arroz vermelho vem sendo cultivado principalmente por pequenos agricultores da Região Nordeste do Brasil, tendo grande importância econômica e social. O uso de bactérias promotoras de crescimento vegetal pode ser uma alternativa viável ao auxiliar no desenvolvimento de plantas sob condições de estresse, devido ao estímulo à produção de fitohormônios e fixação biológica de nitrogênio, que atuam no sentido de reduzir os efeitos negativos que o estresse pode causar no desenvolvimento das plantas. Com isso, objetivou-se avaliar os aspectos bioquímicos em plantas de arroz vermelho inoculadas com Gluconacetobacter diazotrophicus sob deficiência hídrica. O Experimento foi realizado com o cultivo de arroz vermelho (genótipo 405 EMBRAPA Meio Norte) inoculado com G. diazotrophicus e não inoculado, com e sem condições de restrição hídrica, foi utilizado um delineamento inteiramente casualizado, com 8 tratamentos e 4 repetições, onde cada parcela foi constituída de um lisímetro contendo 60 plantas. Foram avaliados variáveis de bioquímicas (prolina, Peroxidação de lipídios e glicina betaína). Na restrição hídrica aumentaram os níveis de prolina, glicina betaína e Peroxidação de lipídios e após a reidratação esses valores foram reduzidos nas plantas inoculadas. A inoculação com a bactéria G. diazotrophicus, mostrou ser uma potencial ferramenta contra o estresse hídrico em arroz vermelho
Descrição: SILVA, E. L. G. Eficiência de gluconacetobacter diazotrophicus no aumento de osmoprotetores em arroz vermelho sob deficiência hídrica. 2016. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agroecologia) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Agrárias e Ambientais, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18344
Aparece nas coleções:36 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Emerson Lucio Gomes Silva_protected.pdfPDF - Emerson Lucio Gomes Silva. pdf1.54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.