Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18345
Título: Eficiência do tratamento da água de açude pelo método sodis com concentrador solar associado à filtragem
Autor(es): Lima, Andrezza Maia de
Palavras-chave: Contaminação biológica
Tratamento físico
Desinfecção
Data do documento: 24-Out-2016
Resumo: A utilização da energia solar como forma de desinfecção das águas, além de ser uma fonte natural disponível é aplicável em regiões menos favorecidas em infraestrutura. Diante da importância em promover a qualidade da água para irrigação e consumo, o objetivo da presente pesquisa foi realizar o tratamento de água de açude, utilizando o processo de filtragem e energização solar, de forma a melhorar a sua qualidade. O processo de tratamento da água consistiu na filtragem da água, seguido de tratamento térmico pelo método SODIS, que é a desinfecção solar da água. O filtro foi construído com compartimentos de brita, cascalho, areia lavada e carvão ativado, respectivamente. O tratamento térmico foi realizado por meio da adição da água filtrada em garrafas PET, transparentes, com a metade pintada de preto com uso de um concentrador solar durante duas, quatro e seis horas. Os parâmetros de controle avaliados foram pH, condutividade elétrica, temperatura, coliformes totais, coliformes termotolerantes e Escherichia coli. A água do açude apresenta contaminação com coliformes fecais. O pH e a condutividade elétrica não foram influenciados pela filtragem e tratamento térmico. A filtragem não foi eficiente para eliminar as bactérias termotolerantes. E. coli incidiu nas amostras de água do açude, filtragem e após 2h de exposição ao sol. O uso do filtro associado ao método SODIS com concentrador solar atinge a temperatura de 59°C após quatro horas de exposição à radiação solar e eliminou 100% das bactérias termotolerantes, sendo os métodos potenciais para serem utilizados pelos agricultores para a desinfecção de água
Descrição: LIMA, A. M. de. Eficiência do tratamento da água de açude pelo método sodis com concentrador solar associado à filtragem. 2016. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agroecologia) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Agrárias e Ambientais, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18345
Aparece nas coleções:36 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Andrezza Maia de Lima_protected.pdfPDF - Andrezza Maia de Lima. pdf1.38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.