Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18426
Título: Relevância do fundo estadual de equilíbrio fiscal para o estado da Paraíba
Autor(es): Lima, Bruno Hyago Felix Souza de
Palavras-chave: Incentivo fiscal
ICMS
Equilibrio fiscal
Fundo estadual
Data do documento: 27-Nov-2018
Editor: Universidade Estadual da Paraíba- UEPB
Resumo: Um dos assuntos mais debatidos hoje em dia nos jornais ou em ambiente acadêmico, é a imensa quantidade de tributos que o Brasil arrecada anualmente, principalmente nos estados. No estado da Paraíba, o governo instituiu o FEEF – Fundo Estadual de Equilíbrio Fiscal com o intuito de equilibrar as contas públicas. No sentido de contribuir para análise desses fatos, esse trabalho tem como objetivo apresentar a relevância da arrecadação do FEEF para o Estado da Paraíba em relação ao total arrecadado de ICMS no Estado. Para isso, realizou-se em um estudo documental, de natureza quantitativa, delineado por uma pesquisa descritiva, tomando por base os níveis de arrecadação de FEEF e ICMS da Paraíba entre os períodos de outubro de 2016 a agosto de 2018. A pesquisa demonstra que o FEEF não se mostra relevante na arrecadação pois representa apenas 1,14% da arrecadação e este incremento não traz grande impacto no equilíbrio das contas.
Descrição: LIMA, B. H. F. S. de. Relevância do fundo estadual de equilíbrio fiscal para o estado da Paraíba. 2018. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2018. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18426
Aparece nas coleções:25 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Bruno Hyago Félix Souza de Lima.pdf6.88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.