Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18445
Título: A inconstitucionalidade do regulamento disciplinar da Polícia Militar do Estado da Paraíba: decreto nº 8.962 de 1981
Autor(es): Henrique, Danilo Fideles
Palavras-chave: Polícia Militar
Disciplina da Polícia Militar
Constituição Federal
Data do documento: 2018
Resumo: Para que a sociedade possa desfrutar de seu desenvolvimento pleno através de segurança pública, bem estar e comodidade, é necessário ter uma base sólida na educação, saúde e lazer, faz-se necessário ter uma segurança pública de qualidade. Diante disso o presente artigo vem abordar a Inconstitucionalidade do regime disciplinar da polícia militar da Paraíba. Que acabou tendo seu surgimento anterior a constituição federal de 1988, tendo como pressuposto a Carta Magna, onde são afirmados seus preceitos ligados a diferentes tipificações, e acabam por ir contra alguns princípios e direitos diretamente ligados a constituição. Com isso acaba surgindo alguns tipos de impedimento que tende a influenciar ou interferir, que os servidores militares possam usufruir de determinadas prerrogativas. Este artigo tem como objetivo demonstrar alguns princípios que regem as instituições dos policiais, abordando diferentes aspectos como: histórico, hierarquia, disciplina e analisar comparativamente com outros códigos dos estados, para que assim possam ser sanadas as dúvidas existentes além de trazer uma abordagem mais ampla sobre a temática já que esses sempre acabam por exercer influência direta dentro do meio da polícia, onde a tendência é que sejam negados o uso de alguns princípios, infringindo dessa forma também os direitos fundamentais dos policiais detentores de direitos e de deveres. A metodologia aplicada para a realização dessa pesquisa foi bibliográfica através de artigos científicos, livros e normas jurídicas. A partir desta pesquisa bibliográfica, constatou-se que a inconstitucionalidade no regime militar causa graves transtornos dentro da instituição, onde em muitos casos o autoritarismo e abuso de poder acabam tornando inconstitucionais essas atitudes.
Descrição: HENRIQUE, D. F. A inconstitucionalidade do regulamento disciplinar da Polícia Militar do Estado da Paraíba: decreto nº 8.962 de 1981. 2018. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18445
Aparece nas coleções:42 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Danilo Fideles Henrique.pdfPDF - Danilo Fideles Henrique3.11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.