Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18447
Título: A escassez de documentação comprobatória nas aposentadorias rurais da região de Cabedelo: um enfoque dos aspectos jurídicos e de educação previdenciária
Autor(es): Silva, Bruno Vinnicius Soares da
Palavras-chave: Aposentadorias
Trabalhadores rurais
Indeferimento
Documentação
Data do documento: 2018
Resumo: Esta pesquisa busca analisar a existência de entraves práticos à efetivação dos direitos dos trabalhadores rurais na Paraíba, notadamente no município de Lucena, abrangido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de Cabedelo. Foi constatada a dificuldade enfrentada por esses trabalhadores em comprovar o exercício de sua atividade para fins de obtenção de aposentadoria. Essa dificuldade se dá em virtude de alguns fatores como a falta de orientação acerca dos seus direitos, bem como a respeito das provas que devem produzir ao longo de sua vida laboral. Tais dificuldades poderiam ser solucionadas com o desenvolvimento de políticas públicas e um maior engajamento dos sindicatos rurais, no que diz respeito à orientação e educação previdenciária desses trabalhadores, além de alterações na legislação previdenciária. Trata-se de pesquisa aplicada, descritiva, documental e de abordagem qualitativa que foi efetivada por meio da revisão bibliográfica.
Descrição: SILVA, B. V. S. da. A escassez de documentação comprobatória nas aposentadorias rurais da região de Cabedelo: um enfoque dos aspectos jurídicos e de educação previdenciária. 2018. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18447
Aparece nas coleções:42 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Bruno Vinnicius Soares da Silva.pdfPDF - Bruno Vinnicius Soares da Silva3.68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.