Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18452
Título: Avaliação da aptidão de solos em comunidades rurais da Serra do Espinho, Pilões/PB
Autor(es): Guilherme, Dayane Ferreira
Palavras-chave: Aptidão agrícola
Conservação de solos
Agricultura
Data do documento: 2018
Resumo: O ser humano vem ocupando e transformando o espaço desde que existe na terra. Com isso o solo, assim como todos os recursos naturais, vem sendo degradado e se tornando inapropriado para diversas funções, inclusive para a produção de alimentos. O presente trabalho de conclusão de curso (TCC) deriva de relatório de pesquisa em nível de PIBIC, realizado em comunidades rurais da Serra do Espinho, no município de Pilões/PB, com o objetivo de analisar a qualidade morfológica, física e química dos solos das comunidades de Veneza, Poço Escuro, Titara e Ouricuri, para orientá-las quanto ao potencial agrícola desse recurso natural. A pesquisa segue o método hipotético-dedutivo e os pressupostos da Teoria Geral dos Sistemas, além da metodologia de Ramalho Filho & Beek (1994), no que diz respeito ao Sistema de Avaliação da Aptidão Agrícola das Terras. Das 15 amostras de solo, sete se encontram com pH ideal, a maioria pertencente às comunidades de Veneza e Ouricuri (solos 1, 2, 3, 5, 7 e 8), 12 solos possuem CTC e V% baixa, que compromete qualquer tipo de cultivo nessas terras. Os solos que possuem melhor disponibilidade de nutrientes estão na comunidade Ouricuri. Apenas três solos podem ser considerados de aptidão boa a regular (solos 5, 6 e 9). O estudo dos solos da Serra do Espinho permitiu conhecer as potencialidades e as vulnerabilidades desse recurso natural, que podem servir para orientação de futuros usos desses solos.
Descrição: GUILHERME, D. F. Avaliação da aptidão de solos em comunidades rurais da Serra do Espinho, Pilões/PB. 2018. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18452
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Dayane Ferreira Guilherme.pdfPDF - Dayane Ferreira Guilherme7.39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.