Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18468
Título: As contribuições da psicomotricidade na educação infantil
Autor(es): Araújo, Amanda Cristina Farias de
Palavras-chave: Psicomotricidade
Educação infantil
Ensino-aprendizagem
Jogos
Brincadeiras
Data do documento: 2018
Resumo: O presente trabalho evidencia a psicomotricidade e suas contribuições na educação infantil, tendo em vista que a psicomotricidade é uma ciência que prioriza o desenvolvimento das habilidades emocionais, cognitivas e motoras nas diversas etapas da vida, ela vai muito além da sua natureza e suas técnicas, pois contribui significativamente no desenvolvimento global da criança e no processo de ensino- aprendizagem. É na educação infantil que a criança é formada, estruturada e estimulada para que essas habilidades sejam solidificadas, possibilitando uma intervenção pedagógica que favoreça o desenvolvimento motor da criança no sentido de prevenção, para que essas habilidades sejam concretizadas e não acarretem problemas de aprendizagem futuros. Nesse processo é relevante citar que, os jogos e brincadeiras tem participação, pois é através do lúdico com atividades diversificadas que as crianças podem criar, interagir, interpretar e aprender. Este trabalho tem como objetivo estudar e definir a psicomotricidade, suas funções e suas dimensões, como também evidenciar suas contribuições no desenvolvimento psicomotor da criança nessa fase, buscando entender e conhecer melhor essa ciência, apresentando-a com bases históricas e científicas, através de pesquisa bibliográfica. Concluímos que as instituições são fundamentais nesse processo, pois quando se trabalha com a psicomotricidade de forma preventiva, isto contribui para uma aprendizagem significativa de seus educandos e com seu desenvolvimento humano.
Descrição: SANTOS, A. C. F. de. As contribuições da psicomotricidade na educação infantil. 2018. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18468
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Amanda Cristina Farias de Araújo.pdfPDF - Amanda Cristina Farias de Araújo5.07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.