Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18475
Título: | Caminhos da educação infantil: reflexões sobre o protagonismo feminino e a docência masculina nas creches |
Autor(es): | Lima, Marcilene Bento de |
Palavras-chave: | Educação infantil Protagonismo feminino Docência masculina |
Data do documento: | 2018 |
Resumo: | Este estudo é fruto de uma pesquisa bibliográfica e de campo de abordagem qualitativa realizada nas creches municipais da cidade de Guarabira- PB ,investigando a participação e / ou ausência da atuação masculina na docência da educação infantil. A pesquisa se deu através de observações nas salas de aula das creches, do relato de um ex professor de educação infantil do município e de entrevistas semiestruturadas com estudantes de pedagogia. Tendo como objetivo discutir a visão estereotipada da educação infantil como campo de trabalho unicamente feminino a partir de uma reflexão sobre a atuação masculina nesta etapa da educação básica. Na Fundamentação Teórica nos respaldamos nos seguintes autores: Hentges (2013), Leite e Nunes (2010), Libâneo (2012), Louro (2010), Oliveira (2011), Pimenta e Lima (2018). Concluímos que a docência masculina na educação infantil conflitante na atualidade é proveniente de uma construção histórica do país, onde o magistério se tornou atividade feminina. |
Descrição: | LIMA, M. B. de L. Caminhos da educação infantil: reflexões sobre o protagonismo feminino e a docência masculina nas creches. 2018. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18475 |
Aparece nas coleções: | 46 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Marcilene Bento de Lima.pdf | PDF - Marcilene Bento de Lima | 3.52 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.