Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18487
Título: Análise dos meios de proteção ambiental no combate ao tráfico de animais silvestres nas feiras livres da Paraíba
Autor(es): Almeida, Ana Paula Cardoso de
Palavras-chave: Tráfico
Animais silvestres
Feiras livres
Data do documento: 2018
Resumo: Pretende-se, por meio deste estudo, promover reflexões acerca do tráfico de animais silvestres. Analisou-se a evolução da legislação ambiental no ordenamento jurídico brasileiro passando pela sua fase de interesse essencialmente econômico até atingir a conscientização dos danos ambientais e a necessidade de se proteger a fauna em razão da manutenção do equilíbrio ecológico. Observou-se, ainda, a rota ilegal do tráfico e as condições de sofrimento e crueldade que impõem aos animais durante todo o processo. Apesar de evoluir em termos de legislação e órgãos de proteção faunística, o Brasil ainda possui uma legislação que dá brechas à impunidade. Contudo, é notória a atividade desenvolvida pela Polícia Militar Ambiental da Paraíba com ações não apenas de coibição dos crimes, mas de educação e conscientização. Estas que são imprescindíveis para a diminuição dos índices de animais retirados da natureza, visto que a destinação dos animais traficados é em sua maior parte para a domesticação, um aspecto que precisa desassociar-se da cultura brasileira.
Descrição: ALMEIDA, A. P. C. de. Análise dos meios de proteção ambiental no combate ao tráfico de animais silvestres nas feiras livres da Paraíba. 2018. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18487
Aparece nas coleções:42 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Paula Cardoso de Almeida.pdfPDF - Ana Paula Cardoso de Almeida5.62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.