Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18503
Título: A importância da Torre de Hanói para o ensino e aprendizagem matemática em sala de aula
Autor(es): Ferreira, Veyber Valter Martins
Palavras-chave: Ensino de Matemática
Recursos didáticos
Brincadeiras
Torre de Hanói
Data do documento: 5-Dez-2018
Resumo: Objetivo: Refletir sobre a importância da utilização do jogo torre de Hanói no processo de ensino e aprendizagem matemática. Metodologia: Este é um estudo do tipo exploratório, descritivo, com abordagem qualitativa. Realizado a partir de dados coletados na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dom Adauto, turma do primeiro ano do ensino médio, no município de Juarez Távora, Paraíba. Resultados e Discussão: No início do jogo os alunos não se importaram muito na quantidade de movimentos que faziam para conseguir completar o jogo, logo depois de um certo tempo os alunos perceberam que não basta jogar com rapidez para ganhar, ou seja, transferir as peças da primeira para a terceira haste de qualquer maneira, mas sim buscar uma estratégia que possibilite um número mínimo de movimentos com qualquer quantidade de peças. Conclusão: É no ato de jogar que o aluno pode colocar para si desafios e questões, levantando hipóteses, na tentativa de compreender os problemas que surgirão em relação à realidade, contribuindo ao mesmo tempo para desenvolver a sua imaginação, bem como para estabelecer relações de organização e convivência. E como o jogo a torre de Hanói propicia um “quebra cabeça” que consiste principalmente em planejamento e soluções, trata-se de uma ideia muito produtiva a ser usada.
Descrição: FERREIRA, V. V. M. A importância da Torre de Hanói para o ensino e aprendizagem matemática em sala de aula. 2018. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18503
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Veyber Valter Martins Ferreira.pdfPDF - Veyber Valter Martins Ferreira12.43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.