Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18533
Título: Problemas ambientais ocasionados pelo lixão do município de Araçagi-PB
Autor(es): Anselmo, Maria da Glória Vieira
Palavras-chave: Lixão
Impactos ambientais
Resíduos sólidos urbanos
Data do documento: 8-Jun-2018
Resumo: A problemática ambiental representa um campo de estudo relativamente novo, mas de extrema importância para o conhecimento e reconhecimento das mais diversas áreas. É possível compreender que o meio natural se regenera depois de certa alteração, contudo os impactos ocasionados nos últimos tempos são em ritmo muito acelerando, impedindo tal ação da própria natureza. Com o crescimento da indústria e dos centros urbanos começaram a surgir problemas pertinentes como a grande quantidade de produção de resíduos sólidos que, consequentemente, são escolhidos locais nas adjacências destes centros urbanos para a descarga destes resíduos, muitas vezes depositados a céu aberto. O objetivo dessa pesquisa foi analisar os principais problemas ambientais decorrentes do lixão do município de Araçagi, PB, para identificar impactos ambientais e sociais ocasionados pela existência desse lixão. A referida pesquisa foi realizada no período de fevereiro a abril de 2018, com caráter bibliográfico e de campo por meio de entrevistas com as famílias que moram nas proximidades e a realização do Checklist para identificar os impactos. Foi possível constatar vários impactos ambientais decorrentes da presença do lixão, como a retirada da vegetação, exposição do solo a fatores contaminantes, presença de loteamento nas imediações, focos de queimadas, presença de vetores, realização de culturas agrícolas e criação de gado. Também foi feita a coleta de materiais recicláveis. Diante do exposto pode-se concluir que a maneira mais adequada para ações de médio e longo prazo deverá ser a desativação do lixão de Araçagi, PB, por conseguinte, torna-se necessário promover um consórcio com o município de Guarabira, PB e demais municípios circunvizinhos para implantação de um aterro sanitário, conforme as legislações ambientais vigentes no Brasil.
Descrição: ANSELMO, M. da G. V. Problemas ambientais ocasionados pelo lixão do município de Araçagi-PB. 2018. 41f. Monografia (Especialização em Gestão e Auditoria Ambiental)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18533
Aparece nas coleções:I - EGAA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria da Glória Vieira Anselmo.pdfPDF - Maria da Glória Vieira Anselmo10.26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.