Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18562
Título: Estudo comparativo de análises térmicas no ácido acetilsalicílico
Autor(es): Castro, Arthur Dayan Santos de
Palavras-chave: Termogravimetria
Calorimetria Exploratória Diferencial
Ácido acetilsalicílico
Data do documento: 12-Dez-2018
Resumo: A análise térmica abrange um grupo de técnicas através das quais é possível medir as mudanças de uma propriedade física ou química na estrutura de uma substância ou material em função da temperatura e/ou do tempo de exposição. Além disso, pode ser difundida para várias áreas e estudos. Na indústria farmacêutica, por exemplo, pode ser aplicada para avaliar a estabilidade térmica dos fármacos. Neste contexto, o presente trabalho teve como principal objetivo aplicar as técnicas Termogravimetria (TG) e a Calorimetria Exploratória Diferencial (DSC) para estabelecer um estudo comparativo avaliando a estabilidade térmica entre duas apresentações de ácido acetilsalicílico, sendo uma sintetizada no laboratório de Orgânica Experimental da Universidade Estadual da Paraíba (AAS01) e a outra foi adquirida em uma drogaria local da cidade de Campina Grande (AAS02). Para o desenvolvimento deste, levou-se em consideração a temperatura, o tempo de exposição e o processo de síntese. As análises TG e DSC foram realizadas no laboratório CERTBio/UFCG. A partir das curvas de TG das duas amostras observou- se que a estabilidade térmica se mantém aproximadamente a 104ºC. Já nas curvas da DSC foi possível observar uma divergência mais clara, pois na amostra AAS01 ocorreram dois eventos endotérmicos bem definidos, enquanto na AAS02 observou três eventos endotérmicos bem definidos.
Descrição: CASTRO, A. D. S. de. Estudo comparativo de análises térmicas no ácido acetilsalicílico. 2018. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18562
Aparece nas coleções:02 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Arthur Dayan Santos de Castro.pdfPDF - Arthur Dayan Santos de Castro15.78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.