Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18569
Título: Resolvendo atividades sobre equações do 1º grau elaboradas a partir dos elementos da Teoria da Atividade
Autor(es): Lima, Ernanda Larice Figueirêdo
Palavras-chave: Linguagem matemática
Equações do 1º Grau
Teoria da Atividade
Data do documento: 17-Dez-2018
Resumo: Este trabalho apresenta orientações e mecanismos na área da educação para o desenvolvimento de habilidades de interpretação da linguagem matemática, baseados na Teoria da Atividade. Para tanto, abordamos o estudo de equações do 1º grau com uma incógnita, em uma turma do 7º ano do ensino fundamental II, do Colégio Menino Jesus. Através de aula e atividade constituídas de planejamento satisfatório, objetivamos apresentar reflexões sobre a aplicação de um roteiro de atividades elaboradas a partir da Teoria da Atividade, a fim de estabelecer uma relação da compreensão dos alunos e os aspectos da linguagem matemática em suas dimensões semântica, sintática e pragmática. O trabalho surgiu diante de inquietudes e anseios de mudança relacionada à dificuldade dos alunos sobre o domínio da linguagem matemática. Para atingir o nosso objetivo, o conteúdo foi abordado de maneira agradável para que os alunos se sentissem atraídos pela aula, por meio de uma situação problema que visa formar a equação antes de adentrar nos métodos de resolução da equação finalizada. Como aporte teórico para as reflexões realizadas nesta pesquisa, recorremos a NUÑES (2009) que trata da Teoria da Atividade baseado em Leontiev. Dessa maneira, pudemos levar os nossos alunos a se familiarizarem com as dimensões da linguagem matemática. Assim, foi aplicada uma atividade baseada na Teoria da Atividade na qual pudemos constatar resultados satisfatórios.
Descrição: LIMA, E. L. F. Resolvendo atividades sobre equações do 1º grau elaboradas a partir dos elementos da Teoria da Atividade. 2018. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18569
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ernanda Larice Figueirêdo Lima.pdfPDF - Ernanda Larice Figueirêdo Lima8.34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.