Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18577
Título: Uma reflexão sobre os métodos de ensino criativos na Educação Física
Autor(es): Silva, Raul Pereira da
Palavras-chave: Educação Física
Métodos criativos
Educação Física escolar
Método de ensino
Data do documento: 13-Dez-2017
Resumo: Este estudo tem como objetivo apresentar e discutir os métodos criativos de ensino utilizados nas aulas de Educação Física a partir da vivência como bolsista do PIBID/Educação Física em escolas da rede pública municipal e estadual de educação básica. O processo de desenvolvimento da aprendizagem é mais claro quando o aluno tem que enfrentar desafios no qual é levado a pensar antes de tomar uma atitude ou dar uma resposta. Nesse contexto, durante as aulas de Educação Física deve ser estimulado o aluno ao desenvolvimeto criativo favorecendo um melhor aprendizado. Os alunos devem sempre ser desafiados a realizar novas descobertas, e não somente receberem calados todas as informações fornecidas pelo professor. Tendo em vista as aulas e metodologias utilizadas em duas escolas de ensino fundamental e médio do sistema regular de ensino da cidade de Campina Grande – PB, neste caso específico, notou-se a pouca utilização de métodos que estimulassem os alunos a desenvolver o senso do processo criativo. Desta forma, se justifica o aprendizado através de aulas onde a criatividade é explorada por meios de métodos e técnicas que possam estimular o processo de desenvolvimento crítico e criativo dos alunos. Com isso, se faz importante o envolvimento nas práticas escolares que permeiam a Educação Física, buscando identificar sempre melhorias para que os alunos possam entender e desenvolver melhor as práticas didáticas no seu cotidiano. Pois os alunos devem capazes de desenvolver seu pensamento criativo e lógico para entenderem que isso os guiarão para ser pessoas melhores dentro de uma sociedade cheia de preconceitos e descriminações de raça, gênero e status social.
Descrição: SILVA, R. P. da. Uma reflexão sobre os métodos de ensino criativos na Educação Física. 2017. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18577
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Raul Pereira da Silva.pdfPDF - Raul Pereira da Silva9.63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.