Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18636
Título: Trajetória e contribuição da associação de pais e amigos dos excepcionais no município de Aroeiras - PB
Autor(es): Andrade, Ricardo Egito de
Palavras-chave: Educação especial
Aprendizagem
Práticas pedagógicas
APAE
Data do documento: 15-Ago-2018
Editor: Universidade Estadual da Paraíba- UEPB
Resumo: Este trabalho possui como objeto de análise a trajetória da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) no município de Aroeiras (PB). O objetivo consiste em investigar os aspectos históricos e a contribuição dessa instituição destinada à atenção à pessoa com deficiência – alvo de preconceito e discriminação – na realidade particular do município de Aroeiras (PB). Trata-se, portanto, de um estudo preocupado em registrar o desenvolvimento histórico de tal entidade, sua função social, sua proposta de atuação e seus desafios recentes. Do ponto de vista metodológico, utiliza-se a abordagem qualitativa, com utilização de dados primários e secundários. Nesse sentido, obtém espaço uma articulação entre pesquisa bibliográfica e documental realizada na APAE de Aroeiras (PB). Num primeiro momento, discute-se os aspectos históricos da pessoa com deficiência no Brasil, descrevendo as razões e particularidades da trajetória no país, no intento de construir um balanço crítico que aponta a necessidade de respostas do Estado na atenção à pessoa com deficiência, garantindo-lhe o acesso aos direitos e às políticas sociais públicas. Com base nisso, retoma-se em termos panorâmicos a trajetória da APAE no Brasil para, logo em seguida, particularizá-la no município de Aroeiras, traçando um perfil, composição da população usuária, trazendo os componentes sócio-históricos e econômicos desse município, encontrando as bases para fundação da entidade com sua proposta de criação e sua consolidação em processo. Quando finalizadas a análise e interpretação dos dados, as conclusões do presente trabalho atestam a contribuição dessa entidade no atendimento às demandas concretas apresentadas pelo segmento de pessoas com deficiência no município em questão.
Descrição: ANDRADE, R. E. de. Trajetória e contribuição da associação de pais e amigos dos excepcionais no município de Aroeiras - PB. 2018. 35f.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2018. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18636
Aparece nas coleções:24 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ricardo Egito de Andrade.pdf9.38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.