Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18668
Título: Análise das propriedades mecânicas do concreto produzido com adição de fibras de pet e sisal
Autor(es): Andrade, Allan de Oliveira
Palavras-chave: PET
Sisal
Concreto
Data do documento: 5-Dez-2018
Resumo: Atualmente tem sido desenvolvida tecnologias, que buscam alternativas para combater impactos causados ao meio ambiente pelos rejeitos da construção civil, assim como, melhorar as propriedades dos materiais que são usados em todos os setores da engenharia. Na construção civil, um material muito utilizado é o concreto, aplicado em obras de pequeno e grande porte. Apesar do seu intenso uso nas construções, o concreto apresenta algumas desvantagens, pois é um material frágil, com uma baixa resistência à tração. O trabalho buscou melhorar essas propriedades no concreto utilizando adição de fibras, como o Agave e o PET, que constituem boas alternativas para uso como elemento de reforço de matrizes frágeis, devido ao baixo custo e facilidade na obtenção, além de amenizar os impactos causados ao meio ambiente. O estudo utiliza fibras descontínuas, distribuídas aleatoriamente no concreto, a fim de melhorar as propriedades do compósito, comparando o comportamento da matriz cimentícia acrescida de PET e o compósito de Agave Sisalana. Os resultados obtidos não mostraram melhoras na resistência à tração como também mostram certa ductilidade após a fissuração, conclui-se que apresenta boas utilizações para concretos que estão sujeitos a mudança na temperatura, umidade ou sujeitos a pequenas cargas. Se as fibras forem suficientemente resistentes, bem aderidas à matriz cimentícia, e em bastante quantidade, elas ajudam a manter pequena a abertura das fissuras.
Descrição: ANDRADE, Allan de Oliveira. Análise das propriedades mecânicas do concreto produzido com adição de fibras de pet e sisal. 2018. 23f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Engenharia Civil)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18668
Aparece nas coleções:67 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Allan de Oliveira Andrade.pdf5.5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.