Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18704
Título: Uma análise das relações de gênero e dos discursos que justificam a prática de violência contra a mulher no conto A cartomante de Machado de Assis
Autor(es): Sousa, Diana de Almeida
Palavras-chave: Direito
Literatura
Feminismo
Data do documento: 2018
Resumo: Este artigo parte da narrativa ficcional e tem por finalidade refletir sobre a permanência dos discursos presentes no conto A Cartomante como justificativa para a violência contra mulher na atualidade, bem como analisar o aspecto jurídico presente na referida obra, através de uma abordagem que relaciona o direito, a literatura e o feminismo, problematizando ainda o papel da educação no enfrentamento da violência contra as mulheres. Apresenta os padrões históricos estabelecidos que sujeitam as mulheres à visão machista e sugere que a educação baseada nos direitos humanos e no repasse de valores que são aprendidos no dia a dia, além das garantias constitucionais, sejam realmente respeitados e aplicados aos direitos das mulheres. Assim, foi utilizado como referencial teórico o conto A Cartomante de Machado de Assis (1884), Fonseca (2012), Schwartz (2006), a Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948), Silveira et al (2007) e se utilizou do método dedutivo na construção desse trabalho, o que foi feito por meio de uma pesquisa descritiva, exploratória e de natureza qualitativa. Por fim, foi possível concluir, entre outras reflexões, que os paradigmas tradicionais que permeiam nossa sociedade e continuam estabelecendo alguma forma de controle sobre o comportamento das mulheres e das meninas ainda vigoram através da reprodução dos costumes pautados em valores masculinos e isso requer uma educação que desconstrua essas práticas.
Descrição: SOUSA, D. de A. S. Uma análise das relações de gênero e dos discursos que justificam a prática de violência contra a mulher no conto A cartomante de Machado de Assis. 2018. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18704
Aparece nas coleções:42 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Diana de Almeida Sousa.pdfPDF - Diana de Almeida Sousa3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.