Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18707
Título: Adoção Intuitu Personae como instrumento de consolidação do princípio do melhor interesse da criança e do adolescente
Autor(es): Simões, Herlane de Pontes
Palavras-chave: Adoção
Família
Criança
Adolescente
Afeto
Data do documento: 2018
Resumo: O presente trabalho trata-se de uma pesquisa bibliográfica e tem como objetivo estudar o instituto da adoção a partir de suas origens históricas seguida pelos seus aspectos conceituais e a sua evolução legislativa, atentando para a forma como se encontra no ordenamento jurídico vigente e, por fim, discutindo a modalidade de adoção intuitu personae ou dirigida. Sabendo-se que esta não possui regulamentação nas normas da Lei Nacional de Adoção (Lei n. 12.010/09), nem tampouco no Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei n. 8.069/90), busca-se analisar através dos importantes debates doutrinários e jurisprudenciais a relativização da inscrição nos cadastros de adoção em detrimento à escolha direta da família substituta pelos pais biológicos. Constatou-se que esta modalidade de adoção pode apresentar reais vantagens aos menores, pois além de ser guiada por vínculos de afeto, permite a inclusão mais rápida dos infantes em novas famílias e, consequentemente, garante o cumprimento do princípio constitucional do melhor interesse da criança e do adolescente.
Descrição: SIMÕES, H. de P. Adoção Intuitu Personae como instrumento de consolidação do princípio do melhor interesse da criança e do adolescente. 2018. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18707
Aparece nas coleções:42 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Herlane de Pontes Simões.pdfPDF - Herlane de Pontes Simões4.96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.