Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18710
Título: O controle jurisdicional da discricionariedade administrativa
Autor(es): Maia, Warmxtrong Gomes
Palavras-chave: Direito Administrativo
Controle jurisdicional
Discricionariedade
Data do documento: 2018
Resumo: O presente trabalho tem o objetivo geral de conceituar e analisar as circunstâncias do controle jurisdicional da atividade administrativa discricionária, trazendo a perspectiva histórica acerca da separação de poderes e controle entre estes. Residindo em um estudo sobre os limites da atuação do Poder Judiciário, ponderando em que situações a atuação judicial se apresenta de forma oportuna e relevante e, em até que ponto, o poder público executivo é dotado de discricionariedade – no sentido de juízo de conveniência e oportunidade – em sua atuação administrativa. A justificativa social do presente trabalho se mostra na necessária compreensão acerca do referido limite, bem como no conhecimento das nuances relacionadas à discricionariedade administrativa. A justificativa jurídica se dá na necessidade de aprofundamento dos debates acerca do tema, dada a pertinência da questão para o Direito Administrativo contemporâneo em razão da crescente atuação do Poder Judiciário no âmbito administrativo. A problemática do tema consiste no questionamento dos limites do Judiciário na atuação administrativa, especialmente no campo da discricionariedade. Concluindo-se que ainda é necessário o maior aprofundamento acerca dos mecanismos de controle, de modo que a legislação possa, cada vez mais, prever as variáveis que o administrador virá a se deparar em seu exercício, reduzindo-se a sua discricionariedade, fazendo com que sua atuação esteja crescentemente subordinada a lei.
Descrição: MAIA, W. G. O controle jurisdicional da discricionariedade administrativa. 2018. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18710
Aparece nas coleções:42 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Warmxtrong Gomes Maia.pdfPDF - Warmxtrong Gomes Maia5.41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.