Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18718
Título: A lei de Gauss para a gravitação: uma análise aproximada do campo no interior da terra
Autor(es): Justino, Fagne Fernandes da Silva
Palavras-chave: Física
Gravitação
Eletrostática
Data do documento: 18-Jun-2018
Resumo: O presente trabalho visa tratar alguns aspectos da gravitação em analogia a eletrostática, abordando a Lei de Gauss no contexto gravitacional, analisando o comportamento do campo gravítico no interior da Terra. A referida análise consiste em descrever a acelera c~ao gravitacional em função da profundidade mediante utilização de dados sismológicos (ak135-f) do Preliminary Reference Earth Model (PREM), para o per l de densidade e para modelagem através da utilização do MapleTM software. Os resultados mostram que o campo gravitacional, considerando uma densidade variável, aumenta de forma n~ao linear com mudanças abruptas a medida que se aproxima da superfície, devido as diferenças signi cativas de densidade das estruturas internas. Conclui-se que as áreas correlatas podem ser fontes de novas discussões e o uso de recursos computacionais impulsiona o tratamento de modelos, podendo contribuir para novas abordagens de fenômenos físicos.
Descrição: JUSTINO, Fagne Fernandes da Silva. A lei de Gauss para a gravitação: uma análise aproximada do campo no interior da terra. 2018. 21p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18718
Aparece nas coleções:69 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Fagne Fernandes da Silva Justino.pdf4.39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.