Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18720
Título: O regime jurídico e a falta de controle empírico nas publicidades veiculadas à população
Autor(es): Andrade, Pollyana Costa Tavares Martins de
Palavras-chave: Direito do Consumidor
Publicidade abusiva
Direito Civil
Publicidade enganosa
Data do documento: 25-Ago-2017
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo principal a análise do regime jurídico e a falta de controle empírico nas publicidades veiculadas à população, e específicos verificar a existência das falhas que impedem o efetivo controle da publicidade pelos órgãos competentes, compreender como vem sendo desempenhada a atuação do CONAR no exercício da fiscalização e controle da publicidade e identificar a necessidade de criação de uma pessoa jurídica de direito público com poderes de controle, fiscalização e regulamentação da publicidade. A importância deste estudo firma-se na necessidade de compreender os mecanismos que impedem a efetiva tutela do consumidor no que se refere ao controle da publicidade, tendo em vista que, as práticas abusivas de oferta violam a esfera jurídica de um número indeterminado de consumidores e desrespeitam princípios basilares do ordenamento pátrio, como a boa fé objetiva, a livre vontade, a função social dos contratos, a transparência, o direito à informação, a justa contratação e o princípio da equidade. O CONAR, sendo órgão privado não tem desempenhado seu papel no controle da publicidade, se fazendo necessária a criação de uma agência reguladora de natureza pública que tenha legitimidade de representar os interesses da população, que seja isento e com poder de polícia, para impedir a continuidade das lesões praticadas contra o consumidor por meio da publicidade enganosa e abusiva.
Descrição: ANDRADE, P. C. T. M. de. O regime jurídico e a falta de controle empírico nas publicidades veiculadas à população. 2017. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Prática Judicante) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2017. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18720
Aparece nas coleções:V - EPJ - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Pollyana Costa Tavares.pdfPollyana Costa Tavares15.76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.