Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18724
Título: Ecocentrismo: propostas para a superação do paradigma antropocêntrico dos direitos humanos
Autor(es): Paiva, Rayssa Kelly Duarte de
Palavras-chave: Ecocentrismo
Direito ecológico
Ecologização do direito
Direitos humanos
Data do documento: 8-Out-2018
Resumo: O presente trabalho analisa as correntes filosóficas ecocêntricas e a possibilidade de aplicação da racionalidade ecocêntrica aos Direitos Humanos. Em geral, estas teorias propõem o afastamento da ideia de hierarquia na relação homem-natureza, pois pressupõem a interdependência entre o ser humano e o meio ambiente. Os defensores destas teorias acreditam que será possível a superação da crise ecológica através do reconhecimento de uma ética ecocêntrica na comunidade e, inclusive, no Direito. Desse modo, na seara jurídica, elaboram uma interpretação ecológica do Direito e dos Direitos Humanos, de forma a garantir a proteção da vida humana através da proteção de todas as formas de vida.
Descrição: PAIVA, R. K. D. de. Ecocentrismo: propostas para a superação do paradigma antropocêntrico dos direitos humanos. 2018. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Prática Judicante) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2018. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18724
Aparece nas coleções:V - EPJ - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rayssa Kelly Duarte de Paiva.pdfRayssa Kelly Duarte de Paiva14.93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.