Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18734
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Araújo, Jacira Rodrigues | - |
dc.date.accessioned | 2019-03-20T11:48:09Z | - |
dc.date.available | 2019-03-20T11:48:09Z | - |
dc.date.issued | 2018-12-10 | - |
dc.identifier.other | CDD 372 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18734 | - |
dc.description | ARAÚJO, J. R. Uma reflexão sobre a indisciplina no cotidiano dos anos finais do ensino fundamental: alternativas para previní-las e combatê-las. 2018. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo reflete sobre a temática da indisciplina e suas consequências no processo de ensino e aprendizagem, de alunos/as do 3°, 4° e 5° ano do Ensino Fundamental, bem como, busca apresentar alternativas para preveni-las e combatê-las. O estudo ocorreu no período de março a maio de 2008, em uma escola pública, localizada em Campina Grande-PB, tendo como participantes três professores das referidas turmas. Para tanto, contou-se com o apoio de estudiosos no assunto como Vasconcellos (1999,1998); Aquino (2003,1998); La Taille (1999); Freire (2001, 1999), entre outros. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, fundamentada em Bogdan e Biklen (1994), que se caracteriza como um Estudo de Caso, segundo (TRIVIÑOS 2008). Portanto, considera-se a sua relevância no sentido de que a questão indisciplina em sala de aula se constitui um dos graves problemas e dificuldades da escola, necessitando ser enfrentado por todos os educadores, uma vez que compromete o processo de ensino e aprendizagem. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Profa. Dra. Maria do Socorro Moura Montenegro | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Indisciplina | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Processo ensino/aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Uma reflexão sobre a indisciplina no cotidiano dos anos finais do ensino fundamental: alternativas para previní-las e combatê-las | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC 21 - TCC 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - JACIRA RODRIGUES ARAÚJO.pdf | 299.5 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.