Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18734
Título: Uma reflexão sobre a indisciplina no cotidiano dos anos finais do ensino fundamental: alternativas para previní-las e combatê-las
Autor(es): Araújo, Jacira Rodrigues
Palavras-chave: Ensino fundamental
Indisciplina
Escola
Processo ensino/aprendizagem
Data do documento: 10-Dez-2018
Resumo: O presente estudo reflete sobre a temática da indisciplina e suas consequências no processo de ensino e aprendizagem, de alunos/as do 3°, 4° e 5° ano do Ensino Fundamental, bem como, busca apresentar alternativas para preveni-las e combatê-las. O estudo ocorreu no período de março a maio de 2008, em uma escola pública, localizada em Campina Grande-PB, tendo como participantes três professores das referidas turmas. Para tanto, contou-se com o apoio de estudiosos no assunto como Vasconcellos (1999,1998); Aquino (2003,1998); La Taille (1999); Freire (2001, 1999), entre outros. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, fundamentada em Bogdan e Biklen (1994), que se caracteriza como um Estudo de Caso, segundo (TRIVIÑOS 2008). Portanto, considera-se a sua relevância no sentido de que a questão indisciplina em sala de aula se constitui um dos graves problemas e dificuldades da escola, necessitando ser enfrentado por todos os educadores, uma vez que compromete o processo de ensino e aprendizagem.
Descrição: ARAÚJO, J. R. Uma reflexão sobre a indisciplina no cotidiano dos anos finais do ensino fundamental: alternativas para previní-las e combatê-las. 2018. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18734
Aparece nas coleções:21 - TCC
21 - TCC
21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - JACIRA RODRIGUES ARAÚJO.pdf299.5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.