Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18746
Título: O brincar na perspectiva de pais e crianças da educação infantil
Autor(es): Rocha, Pascaly Diniz
Palavras-chave: Educação infantil
Brincar
Desenvolvimento da criança
Relação pais-escola
Data do documento: 2018
Resumo: O brincar além de ser de suma importância na vida da criança, é um direito que precisa ser observado nas práticas da Educação Infantil. As brincadeiras além de gerarem prazer, também estarão garantindo o aprendizado e desenvolvimento da criança. Este estudo tem por objetivo analisar a importância do brincar sob a perspectiva de pais de crianças que frequentam a Educação Infantil. A pesquisa se define como um estudo de natureza qualitativa, do tipo exploratório. O campo de investigação foi uma instituição de Educação Infantil, da rede privada de ensino, localizada no município de Campina Grande- PB. Os sujeitos e respondentes da pesquisa foram 11 (onze), pais de crianças que frequentam a referida instituição, que responderam a um questionário, com questões abertas que lhes foram entregues no dia 16 de novembro de 2018, com sua devolução no dia 20, do mesmo mês. Dentre os resultados obtidos, foi possível identificar que a maioria dos sujeitos envolvidos acredita ser importante o momento do brincar na escola de seus filhos, porém, não sabem ao certo a contribuição que as brincadeiras podem dar ao desenvolvimento e aprendizagem das crianças. Observou-se que a instituição que as crianças frequentam é muito carente de espaços físicos e recursos por ser uma escola pequena, mas que age dentro do possível para proporcionar momentos de brincadeiras adequados às crianças. Por fim, concluímos que, o brincar é coisa séria e potencializa o desenvolvimento da criança. É preciso que os pais das crianças que frequentam a Educação Infantil tomem conhecimento desse assunto e passem a tratá-lo com mais seriedade.
Descrição: ROCHA, P. D. O brincar na perspectiva de pais e crianças da educação infantil. 2018. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18746
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Pascaly Diniz Rocha.pdf518.03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.