Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18764
Título: Do tratamento de dados ao letramento estatístico: relato da aplicação de uma sequência de ensino em uma turma do ensino fundamental do distrito de Santa Gertrudes, Patos
Autor(es): Fernandes, João Lucas Alves
Palavras-chave: Ensino de Estatística
Didática de ensino
Letramento estatístico
Ensino Fundamental
Data do documento: 29-Nov-2018
Resumo: Neste trabalho, relatamos a aplicação de uma sequência de ensino (SE) que aborda conhecimentos estatísticos de maneira contextualizada numa turma do 9º ano, composta por 17 alunos, do ensino fundamental do distrito de Santa Gertrudes, Patos, Paraíba. A SE foi realizada durante as aulas de Matemática ministradas pelo autor. Para alcançarmos o objetivo de contribuir para o letramento estatístico dos alunos, realizamos uma pesquisa de campo com aplicação de um questionário elaborado pela turma com questões relevantes para o cotidiano do distrito. Os dados coletados com base em uma amostra aleatória do distrito foram compilados e analisados para que serem posteriormente apresentados à comunidade escolar. Com isso, acreditamos ter fomentado tanto a capacidade de interpretar e avaliar criticamente as informações estatísticas quanto de discuti-las e comunicá-las. A compreensão dos conceitos estatísticos, evidenciada pela satisfação e interesse dos alunos em participar das atividades propostas, foi mediada e garantida pelo tratamento de dados do cotidiano.
Descrição: FERNANDES, J. L. A. Do tratamento de dados ao letramento estatístico: relato da aplicação de uma sequência de ensino em uma turma do ensino fundamental do distrito de Santa Gertrudes, Patos. 2018. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18764
Aparece nas coleções:84 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - João Lucas Alves Fernandes.pdf15.91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.