Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18778
Título: Dexter, o passageiro sombrio e a cultura do extermínio: uma análise sociológica, jurídica e psicanalítica do linchamento
Autor(es): Silva, Sarah Fernanda Lemos
Palavras-chave: Direito e Arte
Linchamento
Criminologia
Data do documento: 2018
Resumo: Através da justificativa social das consequências do linchamento para a sociedade bem como a justificativa jurídica da dificuldade em identificar os culpados pelo linchamento devido a falta de tipificação desse crime, o presente trabalho se utiliza de uma metodologia de pesquisa bibliográfica comparativa e descritiva, baseando-se na problemática da validação do justiceiro perante a sociedade e nos crimes de multidão, mais especificamente o linchamento. Teve, portanto, como objetivo tecer as principais características de um Justiceiro com seu processo de formação e legitimação, bem como o de analisar, através de um paralelo entre a ficção e a realidade, os aspectos sociais, jurídicos e psicanalíticos deste tipo de comportamento apontando as principais características de formação de uma multidão justiceira-criminosa, bem como suas consequências para a sociedade. Foi também objetivo deste trabalho verificar o perigo da cultura de extermínio disseminada no pensamento atual. Utilizou-se como referencial teórico as obras de Cezar Roberto Bitencourt, Sigmund Freud, Michèle Porte, Sérgio Salomão Shecaria e Loïc Wacquant. Conclui-se esta pesquisa demonstrando a relevância que o tema proposto apresenta para a academia, uma vez que fomenta discussões sobre os justiceiros e suas consequências, a cultura do extermínio e sua banalidade, e os crimes de multidão por meio da interdisciplinaridade entre o Direito, Arte e Psicanálise.
Descrição: Silva, S. F. L. Dexter, o passageiro sombrio e a cultura do extermínio: uma análise sociológica, jurídica e psicanalítica do linchamento. 2018. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18778
Aparece nas coleções:42 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Sarah Fernanda Lemos Silva.pdfPDF - Sarah Fernanda Lemos Silva5.47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.