Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18780
Título: Ativismo judicial: um mecanismo de efetivação dos direitos fundamentais sociais através de políticas para as minorias
Autor(es): Silva, Bellyzia Gama da
Palavras-chave: Estado democrático de direito
Direitos fundamentais sociais
Minorias
Ativismo judicial
Políticas públicas
Data do documento: 2018
Resumo: Através da clara omissão dos Poderes Executivo e Legislativo em promover a efetivação dos direitos fundamentais sociais às minorias, bem como do crescente protagonismo do Poder Judiciário através do fenômeno do ativismo judicial em concretizar tais direitos através da criação e/ou implementação de políticas públicas, o presente trabalho se pauta na abordagem do que é o ativismo judicial e sua legitimidade, na análise da eficácia das políticas públicas e sua capacidade de concretizar os direitos fundamentais sociais e, por fim, na forma como o ativismo judicial é um mecanismo de efetivação dessas políticas. Para tal, utilizou-se de uma metodologia dedutiva de abordagem por meio de pesquisa bibliográfica e jurisprudencial, baseando-se na problemática da legitimação do ativismo judicial em intervir nos demais poderes sem com isso ferir o Estado Democrático de Direito. Para tanto, este trabalho tem como referencial teórico os ensinamentos de Eduardo Cambi (2010), Ingo Wolfgang Sarlet (2016), Luís Roberto Barroso (2012), dentre outros. É inquestionável a importância do tema, portanto, uma vez que ele tem sido utilizado pela Suprema Corte do país como grande potencial transformador da realidade social das minorias postas à margem da sociedade.
Descrição: SILVA, B. G. da. Ativismo judicial: um mecanismo de efetivação dos direitos fundamentais sociais através de políticas para as minorias. 2018. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18780
Aparece nas coleções:42 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Bellyzia Gama da Silva.pdfPDF - Bellyzia Gama da Silva5.79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.