Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18782
Título: A aula de campo: uma nova linguagem como um estímulo no ensino de Geografia
Autor(es): Pessoa, Maria Eugênia Gouveia
Palavras-chave: Prática de ensino
Aula de campo
Métodos de ensino
Data do documento: 2016
Resumo: O presente trabalho vem levantar questões sobre a prática de ensino em Geografia. Para isso, foi realizada uma pesquisa na Escola Estadual Professor Joaquim Torres, da cidade de Serra de São Bento/RN, com o principal objetivo de analisar a prática de ensino nas aulas de Geografia no que tange o trabalho de campo. No trabalho levantamos questões sobre como a aula de campo pode ser considerada uma ferramenta extraclasse diferenciadora, onde procuramos despertar interesse dos alunos a analisarem o estudo de sua própria localidade. Os docentes desta instituição de ensino, principalmente os de Geografia, afirmam com grande razão que a realização de um campo é muito importante para o desenvolvimento dos conteúdos trabalhados em aula, como também, fazem com que seus alunos despertem mais interesse por esta disciplina. Questionamos também sobre os recursos didáticos trabalhado pelos professores destas disciplinas e o livro didático foi a peça central das respostas dadas, portanto, a sociedade, juntamente à escola e os demais envolvidos, precisam estar em conjunta união para poderem realizarem aulas consideradas diferenciadas, deixando de lado aquele dilema pelo tradicionalismo. A sala de aula é o local muito importante para se ter conhecimentos de determinados assuntos, mas a realização de uma aula fora dela traz outros desafios além dos didáticos e pedagógicos, conhecendo e vivenciando aquele espaço da comunidade educativo que é por essência político, é sem dúvida um aprendizado que pode ser considerado positivo.
Descrição: PESSOA, M. E. G. A aula de campo: uma nova linguagem como um estímulo no ensino de Geografia. 2018. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18782
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Eugênia Gouveia Pessoa.pdfPDF - Maria Eugênia Gouveia Pessoa4.9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.