Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18786
Título: Potencial da batata doce para produção de etanol
Autor(es): Nascimento, Tatiane Maria do
Palavras-chave: Biocombustível
Batata doce
Produção de etanol
Data do documento: 10-Dez-2018
Resumo: Este trabalho teve como objetivo estudar a batata doce sob a perspectiva de se consolidarem na produção de etanol no Brasil. Para este propósito, foi realizada uma ampla revisão bibliográfica relacionada a cadeia produtiva do etanol a partir da bata doce , para tanto foram utilizadas publicações atualizadas de diversas fontes, como boletins técnicos, revistas especializadas, banco de dados acadêmicos, artigos, monografias e teses. Desde os primórdios do Brasil , já na época colonial , a economia brasileira foi marcado pelo uso de diversos produtos que vão desde a extração do pau brasil até a extração da borracha natural. Porém , devido a alta inflação no país no ano de 1996 o uso de etanol que estava em alta tendo como matéria prima a cana- de açúcar não se tornou mais viável e começou- se a utilizar gasolina para fins combustíveis .As questões sociais e ambientais , no entanto, tem levado em consideração o aumento da emissão de gases CO2 e aumento do efeito estufa que teve um acréscimo com o uso do combustível citado, sendo necessário apostar em recursos renováveis para esses fins . Como fonte alternativa de bioenergia a batata-doce apresenta ótima produção de biomassa para obtenção de álcool como biocombustível pois o custo de produção de álcool de batata-doce é menos da metade do que o produto de cana-de-açúcar e o que sobra do processo de extração do álcool nesse tipo de planta industrial é um subproduto ideal para alimentação animal.Com os informações coletadas, foi possível avaliar as perspectivas da batata doce para a produção de etanol, almejando uma diversificação do meio de produção, e correlacionando o seu potencial para a agricultura familiar.
Descrição: NASCIMENTO, T. M. do. Potencial da batata doce para produção de etanol. 2018. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18786
Aparece nas coleções:02 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Tatiane Maria do Nascimento.pdfPDF - Tatiane Maria do Nascimento10.98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.