Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18816
Título: Tecnologias da informação e comunicação na educação: um estudo sobre a utilização em sala de aula
Autor(es): Dantas, José Pablo Pedrosa
Palavras-chave: Tecnologia da informação
Tecnologia da comunicação
Práticas de ensino
Inclusão digital
Data do documento: 28-Nov-2018
Resumo: O presente trabalho traz uma discussão sobre a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na educação. Para tanto o mesmo apresenta uma análise teórica sobre o uso das novas tecnologias na sala de aula, demonstrando a importância associar as TIC nas metodologias de ensino, e o papel da escola e do professor na promoção da inclusão dessas tecnologias nas práticas de ensino. Como metodologia, utilizou-se a pesquisa descritiva comparativa na análise de dados coletados junto a alunos de uma escola pública da Paraíba PB. Investigou-se se as novas tecnologias têm sido utilizadas no cotidiano escolar do grupo de alunos que compuseram a amostra da pesquisa, através de um questionário. Os dados demonstraram que os alunos já utilizam as novas tecnologias e a escola possui um espaço para promover a inclusão digital, embora uma parcela considerável de alunos utilizem as TIC apenas para se comunicarem. Concluiu-se ao final da pesquisa que a escola tem possibilitado a inclusão das novas tecnologias na sala de aula, possibilitando ao professor a utilização das mesmas em sua prática pedagógica, bem como ficou evidenciado que os alunos já possuem habilidades sobre as novas tecnologias, podendo o professor aproveitar essa habilidade dos alunos sobre TIC para produzir novos conhecimentos na sala de aula.
Descrição: DANTAS, J. P. P. Tecnologias da informação e comunicação na educação: um estudo sobre a utilização em sala de aula. 2018. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18816
Aparece nas coleções:81 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Pablo Pedrosa Dantas.pdf5.42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.