Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18837
Título: Uma análise dos estilos de liderança de professores universitários
Autor(es): Rodrigues, Sara Alves
Palavras-chave: Estilos de liderança
Ensino Superior
Professor Universitário
Data do documento: 9-Nov-2018
Resumo: A presente pesquisa objetivou identificar os estilos de liderança dos professores da Universidade Estadual da Paraíba, do campus VII, localizado na cidade de Patos-PB. Para conseguir os dados suficientes a fim de reconhecer esses estilos, o estudo utilizou a abordagem quantitativa e se caracterizou pelo método dedutivo e descritivo. Assim, foi utilizado para a coleta dos dados o questionário Multifactor Leadership Questionnaire - 5x (MLQ) proposto por Bass (1985) e para as análises estatísticas descritas básicas. Foram pesquisados 30 indivíduos de uma amostra total de 58 docentes distribuídos em quatro cursos. Verificou-se que todos os estilos de liderança estudados, são observados nos professores, no entanto há um predomínio dos estilos transformacionais (M= 4,15) e transacionais (M=3,84). É importante ressaltar que os estilos variaram conforme a situação atribuída. Compreende-se, portanto que existe uma demonstração de interesse dos professores com questões de liderança no intuito de obter, progressivamente, o melhor ambiente de trabalho e a máxima eficiência e eficácia dos colaboradores.
Descrição: RODRIGUES, S. A. Uma análise dos estilos de liderança de professores universitários. 2018. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18837
Aparece nas coleções:83 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Sara Alves Rodrigues.pdfPDF - Sara Alves Rodrigues8.42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.