Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18858
Título: Marketing digital no mercado imobiliário de Campina Grande-PB
Autor(es): Barboza, Grace Alexsiene Monteiro de Araújo
Palavras-chave: Marketing digital
Mercado imobiliário
Setor imobiliário
Mídias sociais
Data do documento: 26-Nov-2018
Editor: Universidade Estadual da Paraíba- UEPB
Resumo: Este trabalho teve como objetivo entender como o marketing digital está sendo usado pelas imobiliárias de médio porte de Campina Grande -PB. Para atingir o objetivo proposto foi realizada uma pesquisa bibliográfica e qualitativa, visando compreender a natureza teórica do tema e a partir dela resolveu-se adotar a percepção de Torres (2009) que aponta uma série de sete ações interligadas que compõem o marketing digital. A metodologia adotada foi através da realização de entrevistas com uma amostra de 10% dos gestores de imobiliárias de médio porte da cidade, através de um roteiro com perguntas agrupadas em três dimensões: aspectos gerais do marketing digital; ferramentas do marketing digital e opinião sobre a utilização do marketing digital no mercado imobiliário. Para a análise dos dados coletados, foi utilizada a técnica de análise de conteúdo. Os resultados apresentados demonstraram que, em relação aos aspectos gerais, a maioria dos entrevistados apontou o marketing digital como sua principal fonte de geração de negócios e demonstrou ter consciência da importância do marketing digital. Ao tratar sobre as ferramentas do marketing digital, foi possível observar que nenhum dos entrevistados utiliza essa ferramenta em sua totalidade, apesar de informarem ter um alto percentual de negócios realizados tendo origem no marketing digital, as ações mais presentes são o marketing nas mídias sociais e a pesquisa online. Por fim, com relação as opiniões em relação ao uso do marketing digital no mercado imobiliário todos os entrevistados se posicionaram favoráveis, mas apontaram pontos negativos com relação a dificuldade de fidelização dos clientes e a pouca efetivação de vendas diante dos contatos gerados. Dessa forma, conclui-se que esses pontos precisam ser sanados no mercado imobiliário e sugere-se a realização de futuros estudos que possam atribuir soluções aos mesmos.
Descrição: BARBOZA, G. A. M. de A. Marketing digital no mercado imobiliário de Campina Grande-PB. 2018. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2018. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18858
Aparece nas coleções:20 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Grace Alexsiene Monteiro de Araújo Barboza.pdf6.72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.