Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1888
Título: Investigações geométricas e poliedros de platão: um estudo sobre a influência do material concreto
Autor(es): Araújo, Larissa Silva
Palavras-chave: Investigações geométricas
Material concreto
Poliedros de Platão
Ensino Médio
Data do documento: 18-Set-2013
Resumo: Como os conteúdos de geometria nas escolas são poucos ou não trabalhados se torna evidente a dificuldade dos alunos do Ensino Médio no estudo de Geometria, principalmente a Geometria Espacial, na qual o seu estudo separado do material concreto exige uma abstração, relacionada à visualização espacial, que não é uma capacidade comum a todas as pessoas. Nossa pesquisa teve com objetivo geral verificar, através de atividades de investigação geométricas se, de fato, o material concreto pode contribuir na resolução de algumas destas investigações envolvendo o conteúdo Poliedros de Platão e como objetivos específicos: aplicar atividades contendo investigações geométricas para que os alunos resolvam sem a utilização do material concreto; confeccionar materiais concretos para auxiliar nas investigações geométricas; aplicar atividades contendo investigações geométricas para que os alunos resolvam utilizando o material concreto e verificar, através da análise dos questionários, se e como o material concreto contribuiu na resolução das atividades de investigação geométricas envolvendo o conteúdo Poliedros de Platão. A metodologia foi desenvolvida considerando aspectos qualitativos. Essa pesquisa foi realizada nos meses de junho e julho de 2012 em uma turma de 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Conselheiro José Braz do Rêgo localizada na cidade de Boqueirão - PB. Os resultados mostram que o material concreto contribui para a resolução de investigações geométricas com o conteúdo Poliedros de Platão, uma vez que com este material o aluno poderá, através da visualização, encontrar uma relação entre faces, vértices e arestas.
Descrição: ARAÚJO, L. S. Investigações geométricas e poliedros de Platão: um estudo sobre a influência do material concreto. 2012. 67f. Monografia (Especialização em Educação Matemática para Professores do Ensino Médio)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1888
Aparece nas coleções:I - EMPEM - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Larissa Silva Araújo.pdfLarissa Silva Araújo883.42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.