Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18906
Título: Investigando a existência de estereótipos na área de tecnologia
Autor(es): Batista, Alisson Meneses
Palavras-chave: Tecnologia da Informação
Esteriótipos
Afinidades Tecnológicas
Data do documento: 4-Ago-2017
Resumo: O presente estudo teve como objetivo definir quais os principais estereótipos existentes atualmente na área tecnológica e analisar a relação destes estereótipos com as escolhas que estudantes realizam antes e durante um curso superior. No intuito de entender a temática da pesquisa, realizou-se o levantamento sobre os estudos de tecnologia da informação e estereótipos. Assim, os tópicos abordados no referencial teórico envolveram o perfil do profissional da informação, os estereótipos na ciência da computação, bem como o estereótipo “nerd”, a presença feminina na área tecnológica e os grupos étnicos na área tecnológica. Os questionamentos apontados neste estudo tratam de verificar e analisar a existência dos estereótipos no âmbito de cursos relacionados à tecnologia. A pesquisa teve um total de 151 amostras, distribuídas entre alunos de ensino médio e superior. No estudo realizado, os dados coletados possuem natureza qualiquantitativa. A análise proposta para este estudo foi uma análise estatística descritiva, com foco na descrição de dados. Pode-se concluir que, uma porcentagem significativa dos representantes possui interesse na área. Em particular, uma grande parte dos participantes do sexo masculino do ensino médio objetiva ingressar em um curso da área. No entanto, é possível perceber, ao se analisar a opinião destes alunos em relação a alguns estereótipos, que ainda há preconceitos relacionados à área da computação. Estes preconceitos que podem afetar significativamente nas opções de escolha dos alunos, principalmente naqueles pertencentes ao ensino médio.
Descrição: BATISTA, A. M. Investigando a existência de estereótipos na área de tecnologia. 2017. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18906
Aparece nas coleções:81 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Alisson Meneses Batista.pdf15.41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.