Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18919
Título: GSAN - Sistema Integrado de Gestão de Serviços de Saneamento: um estudo de caso numa empresa de saneamento de água e esgoto numa cidade no sertão paraibano
Autor(es): Nascimento, Tális Jeffeson Medeiros do
Palavras-chave: Companhia de Água
Sistema de Abastecimento
Abastecimento da Paraíba
Abastecimento de Água
Gestão de Águas
Usabilidade de Sistema
Data do documento: 13-Dez-2017
Resumo: O presente trabalho apresenta um estudo de caso sobre a utilização do sistema Gestão de Serviços de Saneamento (GSAN), utilizado pelos funcionários da empresa de Companhia de Água e Esgoto da Paraíba (CAGEPA), da Regional das Espinharas, responsável pelo atendimento total de 38 cidades, com um total de 105.254 ligações de água e 3.961 ligações de esgoto, numa cidade do interior paraibano. O objetivo deste trabalho é, de forma geral, avaliar a percepção dos funcionários da CAGEPA acerca do uso do sistema GSAN (Gestão de Serviços de Saneamento) e de forma especifica, verificar as dificuldades apresentadas pelos funcionários no uso diário do sistema GSAN; apresentar os conceitos de software; delinear as cidades atendidas pela CAGEPA, na Regional das Espinharas que utilizam o sistema GSAN; e averiguar se os funcionários têm curso de Informática. Foi utilizado um questionário semiestruturado e realizadas entrevistas com os funcionários constatando-se 26% dos entrevistados têm de 31 a 40 anos; 54% tem ensino médio completo; 64% trabalham na empresa de 5 a 10 anos; 72% ingressaram na empresa através de concurso público; 67% têm curso de Informática; 90% têm computador em casa; 87% utilizam o GSAN diariamente; 79% utilizam o GSAN há mais de 1 ano; 79% consideram o GSAN um sistema de fácil aprendizagem; 62% afirmam que consideram o GSAN um sistema normal, quanto ao uso 82% consideram seguro; 72% afirmam que o sistema tem um tempo de resposta normal; 72% acreditam que o sistema não tenha falhas; 97% consideram que o sistema apresenta detalhamento de relatórios entre moderado e excelente; e todos os funcionários responderam conhecer quase todas as funcionalidades do sistema.
Descrição: NASCIMENTO, T. J. M GSAN - Sistema Integrado de Gestão de Serviços de Saneamento: um estudo de caso numa empresa de saneamento de água e esgoto numa cidade no sertão paraibano. 2017. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18919
Aparece nas coleções:81 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Tális Jeffeson Medeiros do Nascimento.pdf9.07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.